Entenda as principais diferenças entre Coaching, treinamento, consultoria, mentoria e terapia e descubra como o Coaching pode ajudar na busca por caminhos para atingir seu máximo POTENCIAL


  • Você já pensou em acelerar sua carreira e crescer em seu trabalho?
  • Quais são as novas metas e sonhos que quer conquistar?
  • O que você quer melhorar, aperfeiçoar ou mudar em sua carreira ou em sua vida?
  • Como acelerar o crescimento da sua empresa? Quais são as novas metas e sonhos que quer conquistar?
  • Como melhorar a sua liderança? Como potencializar sua equipe?
  • O quanto você pode melhorar a sua capacidade de aprender a gerenciar suas emoções, remover obstáculos e alcançar suas metas?
  • Como você pode transformar medos interiores para conhecer o seu verdadeiro potencial?
  • Como se conectar de forma positiva com sua mente e aprender a usar seus próprios recursos internos, alcançando um sucesso sustentável em todas as áreas da sua vida?

  • Todos têm a oportunidade de criar metas e sonhos, para alguns eles são grandiosos, para outros menos ambiciosos, mas todos são alcançados à medida que você
    define, planeja e trabalha para concretizá-los, porém situações inesperadas, as adversidades no ambiente profissional e pessoal podem gerar a necessidade de repensar os planos, tomar decisões importantes, controlar as emoções tornando essa caminhada ainda mais desafiadora para percorrê-la sozinho.

    O Coaching é recomendado para qualquer pessoa que tenha uma visão de futuro, um objetivo, uma meta, uma necessidade ou um sonho a ser realizado, e que deseje
    alcançá-lo com mais estrutura, agilidade, controle dos obstáculos e apoio profissional qualificado para a conquista do resultado.

    Durante o processo de coaching, você define claramente seus objetivos, cria um plano de ação eficiente que aumenta sua motivação para ação e realização dos objetivos traçados, o processo é eficiente porque você desenvolve novas competências, amplia a sua capacidade de lidar com os problemas e consegue colocá-los em um plano diferente, para que tenha mais controle e foco, apesar das interferências do ambiente ou situação.

    Coaching é a ciência do compromisso pessoal para melhorar e aprofundar o entendimento de si mesmo e comunicar-se de forma mais efetiva com os outros. É uma possibilidade real para explorar o próprio potencial, conectar-se com seus sonhos, remover os obstáculos e realizá-los, tudo isso através de uma metodologia estruturada que aumenta a percepção de si, traz eficiência nas ações direcionadas à realização dos objetivos que estão alinhados com os seus valores.

    Coaching é uma parceria entre o coach (profissional treinado para entregar o processo de coaching) e o coachee (pessoa que passará por tal processo), em um
    trabalho estimulante e criativo, que o inspira (coachee) a maximizar o potencial pessoal e profissional, na busca do alcance dos seus objetivos e metas através do desenvolvimento de novos e mais efetivos comportamentos. (Fonte: ICF 2012)


    DIFERENÇAS

    O Coaching é diferente de treinamento, consultoria, mentoria e terapia.
    Para quem tem interesse em desenvolver novas competências através do processo de coaching, é muito importante conhecer algumas diferenças básicas:

    Em um treinamento ocorre a transmissão de conteúdo com temas previamente definidos e que são trabalhados pelo facilitador com atividades, textos, cases etc, o foco é no tema escolhido e não ocorre o aprofundamento dos valores.

    No processo de coaching , o coach extrai o potencial do coachee, que define quais serão os indicadores/temas do trabalho desenvolvido e com o tempo novos temas podem surgir, o processo é flexível, o foco é no indivíduo e ocorre o aprofundamento dos valores.

    Em consultoria o contexto é direcionado, o foco é nos pontos fracos, nas deficiências e problemas a serem resolvidos.

    No coaching o foco é nos pontos fortes e nas capacidades, o coaching tem uma metodologia estruturada para que o coachee encontre as próprias respostas.

    Em uma mentoria o profissional tem uma especialização, está um passo à frente, considerado uma referência e um mestre que pode dar dicas e transmitir novos conhecimentos.

    No coaching o profissional pode ter um conhecimento específico ou conhecimento generalista, a relação é de igualdade e ocorre a construção de conhecimento.

    A terapia é realizada por um profissional psicólogo com conhecimento dos aspectos psíquicos, comportamentais e emocionais é um tratamento, baseado em um diagnóstico que considera as questões do passado.

    O coaching é um programa de desenvolvimento de competências, o coach não faz nenhum tipo de tratamento, o profissional coach pode ter ou não conhecimento na área da saúde e a ênfase é no futuro.

    Todos esses programas têm seu espaço e grande valor, principalmente quando é realizado por profissionais preparados, qualificados e experientes. Entretanto o mercado ainda novo do coaching no Brasil, promove uma onda de oportunidades e gera algumas confusões de definição. O importante é a clareza do que cada programa oferece e do que você precisa e quer para você ou sua empresa.


    Solange Tahira


    Siga e Compartilhe:
    O Poder do Coaching
    Classificado como:                                        

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Gostou? Compartilhe!