You are currently viewing Como superar desafios empresariais: desenvolvimento humano é a solução

Como superar desafios empresariais: desenvolvimento humano é a solução

Programas de desenvolvimento humano geram novo conhecimento, aumentam engajamento, motivação, força e persistência para as ações assertivas que impulsionam a mudança de comportamento, direcionada às soluções de problemas complexos. Saiba como!

 
Separei alguns desafios que já vivenciei em rotinas empresariais, que jogam luz à importância que os programas de desenvolvimento humano têm para a resolução de problemas em diversos tipos de organizações, sejam as grandes indústrias ou mesmo as empresas de pequeno porte e os órgãos públicos.

 

EMPRESAS E INDÚSTRIAS

Empresas e indústrias lidam constantemente com os desafios da competitividade, pressão por resultados, aperfeiçoamento da qualidade, metas de crescimento do negócio, melhorias dos processos e satisfação do cliente etc.

Neste cenário, o desafio da Gestão de Pessoas é amplo: preparo das lideranças, a motivação das equipes, a administração dos conflitos, o relacionamento dos profissionais, suas dificuldades, vaidades com tudo de bom e ruim que compõe a complexidade da natureza humana, repleta de potenciais e, ao mesmo tempo, limites a serem superados.

Nesta multiplicidade de desafios, é importante considerar o equilíbrio das ações e dividir a atenção, o planejamento e o investimento entre:

  • o crescimento do negócio;
  • o desenvolvimento das pessoas com programas eficazes de coaching focados no desenvolvimento de competências específicas, para impactar positivamente a área e o negócio;
  • coaching de equipe e programas específicos de desenvolvimento comportamental para atingir rapidamente os resultados esperados;
  • construir e fortalecer uma cultura de desenvolvimento de pessoas, para torná-las cada vez mais preparadas para executar as estratégias e obter os melhores resultados para empresa e a própria carreira. Considerando a melhor “forma”.

Tudo de maneira ecológica e sustentável, ou seja, de forma saudável para empresa e para os colaboradores.

 

EMPRESAS FAMILIARES

Nas empresas familiares, podemos encontrar muitos exemplos onde a visão e o sonhos do fundador frutificaram no interesse e no propósito dos seus descendentes, e como uma equipe afinada, trabalham juntos pelo crescimento do negócio.

Uma caminhada repleta de desafios, onde a persistência, o aperfeiçoamento e a coragem são requisitos básicos para enfrentar as adversidades dos aspectos técnicos, estratégicos, a visão diferente de cada geração e a própria dinâmica familiar, repleta de memórias afetivas.

Enfrentar essa situação não é tarefa simples, merece atenção e uma gestão eficiente capaz de evitar retrabalhos, prevenir conflitos velados, equipes polarizadas, tomada de decisão lenta, o jogo político de interesses e a disputa de poder.

Nesta dinâmica, os projetos que são importantes considerar:

  • preparação dos donos e seus sucessores por meio de programas efetivos de gestão de pessoas e liderança, com o coaching de equipe focado nos interesses do grupo/empresa acima dos objetivos individuais; e
  • treinamentos específicos em relação aos processos, para que a liderança dos sucessores seja competente, focada na maestria e na capacidade de apresentar de soluções inovadoras de transformação, respeitando os valores essenciais do fundador.

Os programas de desenvolvimento comportamental proporcionam autoconhecimento, clareza dos papéis e assertividade nas ações. Ações que não podem ser negligenciadas, quando as dificuldades se tornam evidentes aos colaboradores, gera improdutividade por conta da clara identificação dos problemas e a lenta resolução, o que torna o prejuízo maior e mais complexo.

 

MICRO E PEQUENO EMPRESÁRIO E EMPREENDEDORES

Os empreendedores, donos de micro e pequenas empresas, os donos do próprio negócio, são movidos por sonhos, metas, objetivos e, por isso, são verdadeiros apaixonados pelo serviço ou produto que oferecem. São os incansáveis “faz tudo junto e ao mesmo tempo”!

Por terem essa garra, conseguem fazer seu negócio crescer de forma próspera, porém, isso pode trazer efeitos colaterais para a saúde geral da empresa. Um exemplo é a dificuldade em delegar ou delegar em excesso sem preparar de forma adequada quem vai executar e como consequência não formar uma equipe de alta performance.

Em outras situações, o próprio raciocínio acelerado do dono pode gerar ações apressadas sem o planejamento adequado, criando algumas dificuldades. E, o pior: às vezes, não percebem que podem travar o crescimento do próprio negócio!

É importante considerar na capacitação do empreendedor de empresas micro e de pequeno porte:

  • a visão sistêmica do negócio e não focar apenas em uma área específica, comumente a que mais domina;
  • se o dono do negócio não consegue executar de forma assertiva, ele precisa contratar pessoas, por meio de técnicas adequadas, para compor uma equipe profissional competente, que faça acontecer;
  • o dono deve focar no estratégico, na gestão de pessoas, aperfeiçoar sua própria liderança, a comunicação, o feedback e atuar, efetivamente, como gestor. É um desafio, mas necessário se afastar da área que mais conhece e domina, para ter uma visão mais ampla e estratégica do negócio, do mercado e das tendências futuras.

 

ÓRGÃOS PÚBLICOS

Eu não poderia deixar de falar sobre a importância dos programas de desenvolvimento em órgãos públicos, instituições em que o funcionário faz a escolha de trabalhar servindo a sociedade.

O profissional público pode atuar em uma estrutura de qualidade ou estar inserido em um ambiente mais desafiador, dependendo da região e/ou outras questões que estão além do seu controle, tais como: estrutura, leis, política e cultura organizacional do serviço público. Todos são aspectos que podem gerar relativo impacto no seu desempenho e no das suas equipes de trabalho.

Qualquer servidor público, no exercício da sua função, também pode encontrar todas as adversidades de qualquer ambiente profissional privado e superá-las com seu conhecimento, profissionalismo e comprometimento.

Mas, ele pode deparar-se também com uma situação, colega, superior ou subordinado que atua de forma diferente frente às suas atribuições. Esta situação, apesar de ser um desafio, carrega em si uma grande oportunidade de o profissional melhorar as próprias competências, a flexibilidade e a capacidade de ser resiliente.

Todo profissional pode potencializar seus recursos internos, para que os desafios gerem o menor impacto negativo. Neste caso, é fundamental que o órgão público considere a eficiência das ações específicas e pontuais com programas de desenvolvimento profissional, que contribuam de forma prática:

  • com a mudança da cultura;
  • que desenvolva fortemente o engajamento das pessoas, a motivação e as lideranças, gerando sinergia de ação para que cada um possa atuar em seu trabalho, focado no que está no seu controle, contagiando o máximo de pessoas, sendo um exemplo vivo do que pensa, acredita e faz com competência.

Uma tarefa que parece simples, porém de grande complexidade e apenas quem vivencia esse ambiente pode mensurar.
 

CONCLUSÃO

Pela minha vivência como coach em programas empresariais de desenvolvimento humano, sei que essas são situações rotineiras do ambiente de trabalho onde todos precisam bater as metas e alcançar os resultados.

Mas, é fundamental analisar “COMO” o atingimento das metas tem acontecido, identificar se os líderes estão preparados e têm o apoio necessário para extrair o verdadeiro potencial das suas equipes.

Isso é importante para minimizar o que é mais comum: o resultado aparecendo a custo de grande esforço, cobrança, stress e pressão excessiva.

Nós PODEMOS SER E FAZER MELHOR cuidando do técnico, do comportamental e do emocional dos nossos profissionais, em um processo estruturado, em um caminho de aprendizado contínuo e profundo de desenvolvimento humano! O coach é um forte aliado deste amadurecimento da organização pública ou privada, de pequeno, médio ou grande porte.

Se quiser conhecer mais sobre como esse processo ajuda a mudar vidas, convido você a fazer a leitura do meu artigo “O que é coaching”.

Deixe um comentário