You are currently viewing O que é propósito e como encontrar o seu

O que é propósito e como encontrar o seu

Não sabe o que é propósito ou acha que é apenas mais uma tendência do RH? Continue a leitura que eu conto sobre como é importante ter um propósito para ser feliz.

 
Durante a faculdade, ouvi muitas vezes dos meus amigos: “Nossa!!! Mas você vai ficar ouvindo os problemas dos outros”!
Só por essa frase, você já deve saber que eu sou psicóloga. Desde jovem, eu tinha certeza de que eu queria estudar.

Atuando como psicóloga, pude ver de perto conflitos, dificuldades, dores, medos e traumas das pessoas. Mas, vi também a determinação, a persistência, a sabedoria, a capacidade de sonhar, a força de superação, o poder de transformação, e todo o potencial do ser humano.

Depois de um tempo clinicando, ocorreu uma coesão perfeita entre a minha experiência como psicóloga, os novos horizontes de crescimento, especializações, formações e uma credencial internacional como Coach profissional. Ampliei os meus estudos e expandi o meu campo de atuação para ajudar as pessoas a conquistarem resultados efetivos na vida profissional e pessoal.

Hoje, eu tenho duas certezas: da escolha que fiz, anos atrás, pelo curso de psicologia, e de que trabalho totalmente alinhada com o meu propósito, ajudando as pessoas a serem mais eficientes, realizadas e preparadas para viver em um mundo repleto de desafios e adversidades.

Um mundo onde é preciso ser mais humano do que nunca, desenvolver novas competências, capacitar-se constantemente, realizar tarefas mais complexas, assumir posições mais elevadas e manter a saúde emocional. Mas, tudo isso vale a pena se temos esse tal de “propósito”.

 

O QUE É TER UM PROPÓSITO

O meu propósito sempre foi ajudar as pessoas a serem mais felizes, saudáveis e realizadas em suas vidas. E tenho a satisfação de fazer isso de diversas formas, como psicóloga, como coach, como professora, palestrante ou por meio dos treinamentos que eu ministro, eu consigo visualizar e aplicar o meu propósito em tudo o que eu faço.

Você deve ter percebido que, de alguns anos para cá, o termo propósito tem aparecido cada vez mais nas conversas sobre trabalho. Não poderia ser diferente, afinal, como eu disse antes, estamos vivendo em um mundo que exige que sejamos cada vez mais humanos e, para isso, não podemos trabalhar apenas para pagar os boletos.

É preciso ter equilíbrio na vida. Trabalhar em um emprego ou uma empresa que não gere nenhuma conexão com seus valores pessoais dificilmente proporcionará a você a oportunidade de descobrir e vivenciar o seu propósito. Pois, o propósito tem muito a ver com seus interesses e valores.

Veja esse dado: no final de 2018, a Glassdoor (que, nesta época, ainda se apresentava ao mercado como Love Mondays), realizou uma pesquisa com mais de 4 mil usuários brasileiros da plataforma, com 6 perguntas sobre o futuro do trabalho.

Uma das perguntas foi: “No futuro, como você acha que os candidatos escolherão as empresas para trabalhar?”
Quase 78% dos respondentes acreditam que as escolhas serão baseadas no propósito e entrega de valor da empresa ao mercado; 15% afirmaram que será por salário e os outros 7%, não veem mudança em relação à forma como escolhem as empresas para se trabalhar hoje.

Então, fica claro que não é só salário!

É preciso trabalhar com propósito para ser mais feliz – para ser mais humano! O propósito não é mais uma moda do RH; é algo muito sério e as empresas têm percebido a importância de contratarem pessoas que têm um “porquê” para as suas equipes.

 

A IMPORTÂNCIA DO PROPÓSITO NAS LIDERANÇAS

Recentemente, li uma entrevista feita com uma gestora de RH. A profissional contou que, após uma avaliação realizada, a área de Gestão de Pessoas identificou problemas com as lideranças. O desafio era aumentar a empatia da liderança com as equipes. Com o diagnóstico feito, a empresa iniciou um programa de desenvolvimento dos líderes.

Dentre as inúmeras ações realizadas, a gestora de RH conta que foi preciso conduzir uma transformação de padrões mentais e de comportamentos dos líderes e esse trabalho envolveu “modelos mentais, coaching, inteligência emocional e temas voltados para a autorreflexão, como autoconhecimento e descoberta do propósito.

O programa foi tão impactante que, ao longo da sua execução, alguns líderes perceberam que não queriam mais aquela carreira!

A partir do momento em que se entende qual é o seu propósito, você vai desejar vivê-lo integralmente, na vida pessoal e profissional (se é que essa separação é tão simples assim). Eu acredito que esses líderes, tanto os que ficaram quanto os que saíram, entenderam o seu propósito.

 

COMO ENCONTRAR O MEU PROPÓSITO

Para algumas pessoas, o propósito está claro. Para outras, independentemente do cargo, da empresa ou da idade, o sentimento de estar “cumprindo sua missão” ainda está obscuro.

Se você se encaixa no segundo grupo, não se preocupe. Há formas de encontrar o seu propósito e o coaching é uma maneira de ajudar você nessa jornada.

O coaching é um método que vai ajudar você a alcançar seus objetivos por meio do autoconhecimento e do desenvolvimento de competências específicas. A partir do aumento da sua percepção sobre si mesmo, você encontrará as próprias respostas e passará por transformações positivas, desenvolverá seus pontos fortes e capacidades, sem negligenciar os pontos que carecem de desenvolvimento. Mas, o foco será na expansão do seu potencial!

Para você começar a caminhar ao encontro do seu propósito, encerro essa nossa conversa com 3 perguntas. Reflita, se conecte com você mesmo e responda:

1. Qual é o verdadeiro significado do seu trabalho para você?

2. Quais são as suas certezas a respeito do seu trabalho, carreira e empresa?

3. Quando você se sentiu mais motivado e energizado?

Não se acanhe se precisar de ajuda para responder a essas perguntas. Com o apoio de uma Coach profissional, essas e muitas outras dúvidas poderão ser respondidas para você encontrar o seu propósito! Conte comigo!

Deixe um comentário