You are currently viewing Um aprendizado de Carnaval: como mudar padrões mentais e comportamentais com o coaching

Um aprendizado de Carnaval: como mudar padrões mentais e comportamentais com o coaching

De que forma mudar os padrões mentais e de comportamento contribuem para sua evolução como liderança?

 
Sempre dizem que podemos tirar um aprendizado a partir de tudo que vivemos. E, embora algumas pessoas possam achar que um momento como o Carnaval não poderia proporcionar aprendizagem nenhuma, apenas folia e diversão eu vou contar uma experiência pessoal que vivenciei com essa festa e as reflexões que pude extrair.

Para começar, é importante dizer que eu não sou uma foliã do Carnaval. Por isso, nunca pensei em participar ativamente da festa. Mas um dia, surgiu a ideia entre um grupo de amigos e tive a oportunidade de desfilar em uma escola de samba e… Lá fui eu! Experimentei e aproveitei a oportunidade de fazer algo que nunca havia feito e que nem mesmo imaginava que faria!

Hoje, me lembro do quanto foi incrível estar na avenida! Ver, ouvir e sentir a energia de uma bateria de escola de samba ao vivo, toda a adrenalina, gritaria e a vibração dos componentes da escola, além de saber que todas as pessoas estavam unidas na avenida por um propósito! Foi emocionante viver aquele momento!

A partir desse caso, trago algumas reflexões do quanto é importante estarmos receptivos a fazer coisas diferentes porque isso estimula a mudança nos padrões mentais e de comportamentos. Pense um pouco em:

 

Como você tem cuidado da sua disposição para fazer algo diferente, algo que nunca tenha pensado em fazer antes, para administrar melhor as adversidades da sua vida e carreira? Você está sendo curioso, receptivo para fazer algo ainda melhor do que já faz?

Será que você está aproveitando as oportunidades? Está aberto para experimentar novas práticas de liderança? O que você está fazendo de diferente para desenvolver sua equipe obter melhores resultados?

Você está satisfeito com os resultados que está adquirindo nas diferentes áreas da sua vida?

 

Acredito que se as respostas vieram rapidamente à sua mente, pois está certo dos ganhos das suas ações, parabéns! Continue nesse caminho! Mas, se não… Algo precisa ser feito!

 

COMO MUDAR PADRÕES MENTAIS E COMPORTAMENTAIS

Antes de me tornar Coach profissional com certificação pela ICF, eu atuava apenas na área da psicologia clínica e educacional. Em um dado momento e me autoanalisando acerca de todas as experiências que tive em minha vida, percebi que eu havia chegado ao meu momento de mudança na carreira, de desafiar as minhas habilidades.

Foi assim que decidi ampliar minha atuação, entendendo que minha missão ainda seria a de continuar a estimular as pessoas ao autoconhecimento. Mas, diferentemente da psicoterapia, em que se atua considerando as questões do passado, o foco de atuação do coach é no futuro dos coachees, na montagem de um plano de ação para o atingimento de metas pessoais e profissionais.

Aqui, eu trago uma importante definição sobre o que significa o coaching. Segundo a ICF, é “uma parceria com clientes em um processo criativo, que os instiga à reflexão e os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional”.

O coaching é uma poderosa ferramenta de estímulo à mudança e isso acontece porque existe um processo. Ao seguir sua metodologia e aplicar as técnicas corretas durante as sessões, a evolução do coachee é visível e, acima de tudo, em um período curto (são estimadas de 10 a 12 sessões, em encontros de 1 hora que podem ser semanais, quinzenais ou mensais).

Eu vejo com frequência que os meus clientes de coaching conquistam os melhores resultados a partir do momento que se comprometem com o processo e passam a pensar, entender e agir de forma diferente.

Mas, a transformação já começa antes disso: no momento da aceitação, quando as pessoas percebem que precisam de ajuda para mudar ou quando querem fazer algo diferente e melhor.

 

POR QUE CONTRATAR SERVIÇOS DE UM COACH

Os benefícios promovidos pelo coaching são eficientes, positivos e duradouros. É um método que vai ajudar você ou sua empresa a sair do ponto A e chegar com eficiência e objetividade ao ponto B.

O coaching estimula o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das competências dos coachees, sempre com foco na solução. Portanto, o coaching pode ser realizado em qualquer momento da vida pessoal ou profissional, desde que haja uma meta a ser alcançada.

Veja algumas aplicações do coaching:

  • transição para uma nova carreira;
  • conquistar uma nova posição na empresa;
  • se você já é líder: tanto para aprimorar seu perfil de liderança quanto para te desenvolver como um líder-coach;
  • melhorar sua performance e desempenho na sua carreira; e
  • para equilíbrio e qualidade de vida.

Eu comecei esse artigo falando sobre uma experiência totalmente inesperada em minha vida e minha intenção foi trazer uma situação que poderia ter acontecido com qualquer um de nós. Isto é, o momento de tomar a decisão de fazer ou não algo diferente, ou, como eu gosto de falar, de aproveitar uma oportunidade.

 

Quando assumimos essa postura de receptividade para tentar coisas novas, vivenciamos algo que é muito forte no coaching, que é a clara percepção do seu potencial e a quebra de crenças limitantes.

 
As crenças limitantes, de forma bastante objetiva, nada mais são do que pré-conceitos arraigados em nosso ser e que encaramos como verdades, mas que podem e devem ser ressignificadas.

No meu caso, a minha crença limitante para desfilar em uma escola de samba poderia ter sido: “não sei sambar” ou “nunca fiz isso antes” (essa é clássica). E veja, para nenhuma destas ou de outras “justificativas” que eu pudesse ter dado para recusar o convite, haveria uma lógica. Porque essas crenças são simplesmente mecanismos de defesa que teriam me impedido de aproveitar uma oportunidade e fazer algo diferente!

Por isso eu reforço: aproveite as oportunidades, faça diferente e experimente! Conte com o apoio de um coach profissional para ajudar você ou sua empresa a operarem sempre em sua melhor forma!

Deixe um comentário