You are currently viewing Escolha SER resiliente

Escolha SER resiliente

A resiliência é a capacidade de não desistir apesar do ambiente contrário. Mas, é possível desenvolver a resiliência, e quando se tem um PROPÓSITO claro, escolher ser resiliente é fundamental para conseguir atingi-lo.

 

“Dificuldades, provações e sofrimentos são uma lei universal da existência. Todos os seres passam por adversidades e testes.
Na Terra, os Andes, os Alpes, o Himalaia e todas as sublimes cadeias de montanhas, foram formadas por pressões incalculáveis das placas tectônicas umas contra as outras. A areia suave das praias formou-se pela desintegração de rochas sob o ataque incessante dos ventos e das águas. No mundo vegetal, mal uma plantinha começa a nascer, suas raízes precisam enfrentar a resistência do solo, da terra, das pedras… Mas é superando essa resistência que ela consegue firmar-se no chão e crescer. A planta mais podada pelo jardineiro é a que, quando chega o verão, terá as mais belas flores. O lavrador sulca a terra com seu arado e da terra vem rica e abundante colheita. Quanto mais o homem é castigado, maior é a colheita de virtudes espirituais por ele produzida.”

Ensinamentos do livro “Afinal, por que sofremos?”, de Luis Henrique Beust. Palavras de sabedoria que podem nos ajudar a compreender e mudar a forma de enfrentar as situações da vida.

Desde 2020, todos nós estamos enfrentando muitos desafios, mas podemos, e devemos, desenvolver habilidades, que nos auxiliem a administrar tudo isso pelo que estamos passando. E aqui eu destaco a importância e os benefícios da RESILIÊNCIA.

Um termo emprestado da física, ligado à elasticidade e à recuperação da forma original de um material. Um exemplo são as varas de salto do atletismo, mas… Quando aplicado ao ser humano, esse conceito é associado à capacidade de recuperação em meio às adversidades.

“A resiliência se entende como a capacidade do ser humano para fazer frente às adversidades da vida e ser transformado positivamente por elas.”

Edith Grotberg.

É muito importante pensarmos que no aspecto humano, depois das adversidades, não queremos apenas voltar a ser o que éramos no início. Toda experiência de sofrimento serve para nos ajudar a voltar à forma, mais fortalecidos e preparados.

As dificuldades têm a função de gerar crescimento por conta da capacidade que temos de suportar, recuperar e transformar a nossa realidade, e assim, mais resilientes para utilizar essa capacidade em várias áreas da vida.

Desenvolver a sua resiliência significa desenvolver a sua capacidade de lidar com as situações e ela pode funcionar como antídoto poderoso, para manter-se mais preparado, forte e saudável.

 

ESCOLHA SER RESILIENTE!

E, alguns insights para você começar a desenvolver a sua resiliência:

Veja as dificuldades como oportunidades

Entenda que você não é inferior a ninguém, você apenas não desenvolveu, ainda, todo seu potencial para lidar melhor com a situação. Mas, pode fazê-lo! Reflita a respeito de como enfrenta o problema, mantenha o foco no positivo, na solução, acredite e tenha esperança de que a situação vai melhorar.

Para motivá-lo, tenha um propósito de vida

Tenha esperança e o desejo de realizar um sonho grande para ajudá-lo a enfrentar as dificuldades. Não desista e não cometa o erro de colocar-se na posição de vítima. Posicione-se diante das situações de forma proativa, por mais difícil que pareça. Encontre forças e experimente.

Entenda que a vida tem um sentido maior

Um sentido que se manifesta através da sintonia entre as necessidades das pessoas e as adversidades que cada um enfrenta. Compreenda que existe uma inteligência poderosa coordenando tudo isso, para aprimorar o discernimento humano e a percepção de todo potencial presente em cada um de nós.

Não desista

Faça um esforço, dedique-se a manter o autocontrole, o foco, seja flexível, curioso e busque um novo aprendizado que possa ajudá-lo. Se a caminhada ficar muito difícil, peça ajuda profissional. Um processo de coaching poderá ajudar.

“O sofrimento tem um sentido na vida. Não sofremos em vão”.

Viktor Frankl

 

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE COACHING

Caso você tenha interesse em saber se o coach é o método que você precisa neste momento, recomendo a leitura do meu artigo, “O que é coaching”. Nele, eu faço uma reflexão sobre os benefícios do coach e uma comparação com outras ações, como treinamento, mentoria e outros.

E caso você já tenha clareza de que o coaching pode ajudar, também recomendo um aprofundamento sobre como escolher o seu Coach, para não cair em armadilhas. Escrevi um artigo sobre o credenciamento profissional na maior organização dedicada ao avanço da profissão no mundo.

Deixe um comentário