You are currently viewing Relacionamento interpessoal: por que achamos que lidar com as pessoas é difícil

Relacionamento interpessoal: por que achamos que lidar com as pessoas é difícil

Lidar com as pessoas não precisa ser difícil ou trabalhoso. Mas, quanto mais você se conhece, melhores ficam as suas relações interpessoais. Saiba como aperfeiçoar as suas habilidades para ter relacionamentos mais saudáveis!

 
“Lidar com pessoas é difícil”. Eu sempre ouço esse comentário vindo de profissionais de diferentes níveis hierárquicos, funções e segmento econômico. Mas, sempre digo que são privilegiados os profissionais que têm a necessidade de estar constantemente lidando com pessoas, seja para desenvolver, liderar, educar e inspirar!

Eu entendo que lidar com pessoas não é uma tarefa simples. Por outro lado, também acredito que é uma oportunidade legítima de crescimento, mudança, evolução e transformação.

Trabalhar e conviver com pessoas diferentes de você ajuda a reconhecer emoções, identificar os seus limites, valorizar suas qualidades, perceber qual é o seu ponto de melhoria; como você pode evoluir, como aproveitar os momentos para superar-se e muito mais.

Você já parou para refletir que é justamente por isso que as pessoas acham que lidar com as outras é difícil? Ou seja, além de reconhecer nossas fortalezas quando nos relacionamos com os outros, também nos deparamos com as nossas fraquezas e isso, inconscientemente, é o que nos incomoda “nos outros”.

 

COMO MANTER RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS DE FORMA SAUDÁVEL

O ato de se lidar com outras pessoas também é conhecido como relacionamento interpessoal. Essa é uma soft skill, isto é, uma habilidade que desenvolvemos para nos manter em contato com outras pessoas ou grupos, por necessidade ou por afinidade.

As pessoas com as quais nos relacionamos podem ser de nosso convívio pessoal, profissional ou são aquelas com as quais temos outras coisas em comum, como por serem nossos vizinhos, colegas de academia ou do contato social e familiar.

Portanto, lidar com outras pessoas faz parte da nossa vida (desde que nascemos) e está no nosso dia a dia mesmo se estivermos em isolamento social, lidando com os outros por meio de uma tela de computador ou smartphone. Não dá para fugir!

Por isso, se você também considera que lidar com pessoas é uma atividade trabalhosa, é preciso desenvolver uma forma de praticar o relacionamento interpessoal de maneira saudável e que não cause desgaste a você. Somente dessa forma, você conseguirá ter uma rotina mais leve e focar seus esforços naquilo que é realmente importante no dia a dia.

Eu acredito que para ter sucesso no relacionamento interpessoal é preciso desenvolver continuamente o autoconhecimento. Quanto mais profundamente você se conhecer, mais saberá lidar com situações e com as pessoas e assim poderá evitar o impacto negativo no seu bem-estar.

Mas, se você é do time que adora a oportunidade de conviver com outras pessoas, aproveite as dicas que eu separei para aperfeiçoar essa habilidade! Essa é uma competência essencial para conquistar amigos, clientes e influenciar outras pessoas.

 

COMO DESENVOLVER O AUTOCONHECIMENTO

Assuma o controle e saia da posição de vítima

O autoconhecimento é uma forma de ajudar você a não desperdiçar tempo e energia culpando e se queixando dos outros! Por isso, evite ao máximo ficar na posição de vítima, pois isso não vai ajudar. Pelo contrário, só vai atrasar o desenvolvimento da sua capacidade de lidar com situações inesperadas, tomar decisões de forma consciente e controlar as emoções.

Responda algumas perguntas iniciais para você começar o processo de se autoconhecer melhor:

1. O que me deixa feliz?

É comum pessoas terem dificuldade para responder essa pergunta, por estarem sempre focados em fazer algo para felicidade de outros e colocam o seu real desejo em segundo plano. É importante um equilíbrio ceder pelo outro, mas posicionar-se naquilo que é importante para você.

2. O que me deixa triste?

Você sabe reconhecer a diferença entre emoção e sentimento sabe nomear e reconhecer quando está triste, frustrado, ansioso ou angustiado? Reconhecer e aceitar seu real sentimento é um passo importante, ninguém muda o que não entende.

3. Qual o meu propósito na vida?

Você está se tornando a pessoa que quer ser, nas diversas funções que desempenha na vida pessoal, profissional, familiar etc?

Ao parar para refletir sobre as 2 primeiras perguntas, sobre o que te deixa feliz e triste, você será capaz de começar a identificar os seus limites, ampliar a sua percepção sobre si mesmo e isso quer dizer que você vai começar a reconhecer e delimitar até que ponto é capaz de se manter em uma situação, sem que ela se torne desconfortável para si.

Quanto ao seu propósito, eu adianto que você pode encontrar dificuldades para identificá-lo. E está tudo bem! É importante livrar-se de julgamentos, especialmente estes que são feitos a você mesmo. Temos o hábito de ser rigorosos demais com nós mesmos e essa característica realmente não ajudará em nada nesse momento.

O propósito pode estar muito claro para algumas pessoas e para outras, não. Isso tem muito a ver com o autoconhecimento. Vá com calma; seja respeitoso e compreensivo consigo mesmo!

Você também não precisa passar por isso sozinho. Se você deseja um processo eficiente e estruturado para se autoconhecer e, assim, se relacionar melhor com os outros e encontrar o seu propósito, eu indico o coaching.

A seguir, eu contarei mais sobre como é importante contar com o apoio de um coach profissional, nesse desenvolvimento.

 

O PROCESSO DO AUTOCONHECIMENTO

O coaching é um processo e, sendo assim, tem uma metodologia estruturada para levar o coachee (você) ao alcance de seus objetivos. Ao longo do processo, o coach profissional ajudará você a tomar consciência de pontos que não percebia sozinho.

No coaching, você será capaz de:

  • Definir os seus objetivos;
  • Criar um plano de ação exequível;
  • Aumentar sua motivação para a ação; e
  • Avaliar cada etapa.

Veja que interessante: sua evolução não acontece APENAS nas sessões que você tem com o seu coach; com o plano de ação, você colocará em prática, no dia a dia, tudo aquilo que planejou. No entanto, fará isso com o conhecimento sobre si mesmo mais ampliado e com um arcabouço de recursos muito maior, para executar as ações com segurança.

No decorrer do processo, uma das habilidades que você aprenderá é a de colocar seus problemas em um plano diferente. Dessa forma, poderá lidar com mais controle e foco, reduzindo os “ruídos” que o ambiente ou demais situações poderiam causar à sua análise.

Isso é possível porque o coaching se aprofunda nos seus valores pessoais, utiliza os seus pontos fortes e capacidades, com ênfase no futuro. O foco é em você e em como é possível extrapolar todo o seu potencial!

E já que falamos em potencial, o coaching também tem sido uma estratégia para as empresas que desejam investir nos seus recursos humanos para o alcance dos objetivos organizacionais.

Antes de encerrar, recomendo também a leitura do artigo “O que é coaching”. Nele, eu comparo este processo com outros métodos de desenvolvimento e como eles têm enorme sinergia e podem ser realizados em conjunto.

Para saber mais sobre como o coaching pode ajudar você, entre em contato. Terei prazer em ajudar você e sua empresa a atingirem os objetivos desejados!

Deixe um comentário