You are currently viewing Como desenvolver a habilidade de ter insights poderosos?

Como desenvolver a habilidade de ter insights poderosos?

O insight é uma poderosa ferramenta para a resolução de problemas ou a criação de soluções inovadoras para situações diversas, ordinárias e extraordinárias. Você sabia que é possível desenvolver a habilidade de ter insights? Saiba mais!

 
Certa vez, palestrando para pais de adolescentes, falei sobre a importância de preparar os filhos para as adversidades da vida. Da necessidade de gerar oportunidades para que eles possam desenvolver competências comportamentais – as chamadas habilidades socioemocionais – como autoestima, empatia, comunicação, relacionamento, determinação, iniciativa, criatividade, entre outras.

Um pai, então, compartilhou um insight dizendo que, ao ver o slide, percebeu que pensamos nessas competências apenas no aspecto profissional – onde também são conhecidas como soft skills – e concluiu: “me deu um estalo aqui e agora de que, para desenvolver isso no meu filho, eu tenho que trabalhar isso em mim, como PAI, para ser um exemplo para ele. Eu preciso ser um MODELO!”. Insight perfeito!

Esse é o poder de um insight; é realmente um estalo, uma luz que impacta poderosamente a partir da revelação de uma nova possibilidade e dispara a sua motivação para fazer algo diferente.

Esses estalos são fundamentais no nosso dia a dia, tanto no ambiente corporativo quanto em casa. Mas, você já parou para se perguntar se é possível potencializar o surgimento dos insights?

 

É POSSÍVEL DESENVOLVER A HABILIDADE DE TER INSIGHTS?

Antes de continuar, quero esclarecer os conceitos sobre insight e ideia. Sim, pois insight e ideia não são a mesma coisa, mas se complementam. Para eu poder fazer essa reflexão, pesquisei no próprio dicionário, o significado de ambas as palavras:

Insight, segundo a psicanálise, é a “compreensão ou resolução de um problema, geralmente de forma intuitiva, decorrente da repentina percepção mental dos elementos e das relações apropriados à sua solução”.

Ideia, por outro lado, é a “representação de algo pelo pensamento; conceito”.

 

Ideia, apesar de ainda estar no campo da atividade mental, é algo mais palpável. Assim, eu acredito que a ideia é um conjunto de insights, de novas possibilidades apresentadas para a resolução de questões rotineiras ou extraordinárias.

Em alguns casos, o insight se dá sem nem mesmo termos algo para resolver, exatamente como este caso do pai, que contei anteriormente. É simplesmente o fato de observar uma situação por outra perspectiva e sem julgamento.

Então, voltamos à pergunta sobre se é possível desenvolver uma técnica ou a habilidade para ter mais e melhores insights. E eu digo que é possível. No entanto, é preciso adotar alguns hábitos que vão ajudar a agilizar este desenvolvimento em várias áreas da vida.

Alguns pontos que trago aqui para aprimorar a capacidade de ter insights:

  • exercite as conexões;
  • relacione o seu conhecimento; e
  • analise se existe alguma prática que você utiliza como líder e que pode ser utilizada em algum momento da relação com o seu filho ou em outra área da sua vida, adaptando o conteúdo e a linguagem.

 

COACHING E INSIGHTS: QUAL A RELAÇÃO ENTRE ESTES PROCESSOS

Como coach profissional, eu estudo muito sobre todas as possibilidades que o coaching agrega na vida das pessoas que optam por desenvolver-se com esse processo.

Isso mesmo, o coaching é um processo, portanto, tem uma metodologia estruturada para ser executado. E é um método eficiente, que ajuda você a desenvolver novas competências e aperfeiçoar aquelas que já tem.

Outro resultado do coaching é dar a você recursos para ampliar a sua capacidade de lidar com os problemas, colocando-os em um plano diferente, para ter mais controle e foco, independentemente dos obstáculos.

Como já dito anteriormente neste artigo, insight é ter a capacidade de observar situações sob outras óticas, tomando consciência de algo não percebido anteriormente. Por isso, quanto mais profundamente você se autoconhecer e quanto mais competências desenvolver, maiores e melhores serão as conexões que você conseguirá fazer. Sua mente se tornará um terreno fértil para insights e, claro, ideias!

E se tem algo que o coaching proporciona… É o autoconhecimento!

 

COACHING PARA O AUTOCONHECIMENTO

O seu potencial é incrível e o coaching é o processo que vai ajudar a expandir suas características e tendências que ainda não atingiram a plenitude!

Durante as reuniões, o coach vai ajudar você a:
● definir claramente os seus objetivos, sejam para a vida pessoal ou profissional;
● criar um plano de ação eficiente, ou seja, realizável com todos os recursos que você tem e vai desenvolver;
● aumentar a sua motivação para agir e realizar; e
● avaliar cada etapa.

Ao longo dos encontros, você será estimulado a buscar soluções inovadoras, portanto, exercitar a sua criatividade experimentando “coisas” novas e melhorando a percepção sobre si mesmo e as situações, enxergando-as de um novo ponto de vista.

“Nunca deixe que alguém te diga que não pode fazer algo. Nem mesmo eu. Se você tem um sonho, tem que protegê-lo. As pessoas que não podem fazer por si mesmas, dirão que você não consegue. Se quer alguma coisa, vá e lute por ela. Ponto final”.
Filme “À Procura da Felicidade”, 2006.

 

COACHING E INSIGHTS NO AMBIENTE PROFISSIONAL

O coaching também é um processo que ajuda a potencializar a performance dos colaboradores nas organizações. Existem 2 formas comuns de contratar esse processo no ambiente corporativo:

  • individualmente, normalmente para gestores e profissionais que estão sendo preparados em um programa de sucessão;
  • em grupo, que podem ser definidos pela função ou por um projeto específico que envolve uma equipe com o mesmo objetivo.

Em ambos os casos, o objetivo é o mesmo: o alcance de resultados significativos, sustentáveis e duradouros.

 

Mas, o coaching agrega muito mais, como a possibilidade de visão sistêmica do negócio, isto é, a capacidade de avaliar as situações de diversos pontos de vista, seja da organização, seja do colaborador.

 

Outro benefício do coaching no ambiente organizacional é a melhora do relacionamento interpessoal, pois, o estímulo ao autoconhecimento ainda é a força motriz do processo. Com maior consciência sobre si mesmo, as pessoas também passam a se relacionar melhor. O ambiente fica mais agradável, livre para exercitar a criatividade e, claro, propício aos insights!

O coaching profissional é uma poderosa ferramenta para desenvolver essas e tantas outras soft skills que podem ajudar sua empresa a alcançar os objetivos.

Como Coach Profissional, posso ajudar você e sua empresa a criarem ambientes prósperos para os insights. Entre em contato e comece o quanto antes a performar ainda melhor!

Deixe um comentário