Diferenças entre coaching e outras modalidades

O QUE É COACHING | Diferenças entre coaching e outros métodos de desenvolvimento humano

Entenda as principais diferenças entre coaching, treinamento, consultoria, mentoria e terapia e descubra como o coaching pode melhorar seus resultados.

Todos têm metas e sonhos. Alguns são grandiosos; outros, menos ambiciosos, mas todos são alcançáveis à medida em que são definidos, planejados e se trabalha para concretizá-los. Situações inesperadas ou adversidades impostas no ambiente profissional e pessoal podem gerar a necessidade de repensar planos, tomar decisões importantes com rapidez e controlar as emoções. Estas condições podem tornar essa caminhada ainda mais desafiadora para ser percorrida sozinha. E é aqui que o poder do coaching faz a diferença. Mas, é preciso compreender as diferenças entre coaching e outras modalidades de desenvolvimento. Vamos lá?

 

Quantas vezes você já pensou em acelerar sua carreira e crescer em seu trabalho, mas não sabe exatamente como?
De que forma você pode melhorar os resultados da sua equipe, através da sua liderança e gestão?
Como gerenciar as emoções no stress do dia a dia e aumentar os seus resultados?

 

O QUE É COACHING

A maior referência em coaching no mundo é a ICF Internacional Coach Federation. Segundo esta organização:

“Coaching é uma parceria entre o coach (profissional treinado para entregar o processo de coaching) e o coachee (pessoa que passará por tal processo), em um trabalho estimulante e criativo, que o inspira (coachee) a maximizar o potencial pessoal e profissional, na busca do alcance dos seus objetivos e metas através do desenvolvimento de novos e mais efetivos comportamentos”.

Eu concordo e reforço que o coaching é a ciência do compromisso pessoal para melhorar e aprofundar o entendimento de si mesmo, para comunicar-se de forma mais efetiva e relacionar-se melhor com os outros.

É um trabalho de desenvolvimento profundo para expandir o seu potencial, fortalecer a conexão com seus sonhos, remover os obstáculos e realizá-los. Tudo isso através de uma metodologia estruturada que aumenta a percepção de si, seu autoconhecimento, traz novos insights, motivação e ajuda a promover mudança no seu comportamento, porque quando você toma consciência de algo que não percebia, surge a potência de ação que o leva a resultados mais rápidos.

 

 PARA QUEM O COACHING É INDICADO

coaching é recomendado para qualquer pessoa que tenha uma visão de futuro, um objetivo, uma meta, uma necessidade ou um sonho a ser realizado, e quer
alcançá-lo com mais agilidade, estrutura e controle dos obstáculos, contando com apoio profissional qualificado para a conquista do resultado.

Durante o processo de coaching, você define claramente seus objetivos, cria um plano de ação eficiente que aumenta sua motivação para ação e realização dos objetivos traçados e avalia cada etapa.

O processo é eficiente porque você desenvolve novas competências, amplia a sua capacidade de lidar com os problemas e age, pois, os coloca em um plano diferente, para que tenha mais controle e foco, apesar das interferências do ambiente ou situação.

 

DIFERENÇAS ENTRE COACHING E OUTROS MÉTODOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

O coaching é diferente de qualquer outro método de desenvolvimento, como treinamento, consultoria, mentoria e terapia. Para quem tem interesse em desenvolver novas competências, é muito importante conhecer algumas diferenças básicas entre esses processos, para também entender qual processo é mais efetivo em determinados momentos da vida.

A dinâmica de trabalho também pode variar, sendo individual ou coletiva. Por exemplo, no coaching de equipe, que é um modelo normalmente contratado por empresas, o trabalho é focado nos indicadores definidos pelo grupo e pela empresa e segue a estrutura de construção do conhecimento da equipe e os princípios do coaching.

 

 COACHING X TREINAMENTO

Em um treinamento, ocorre a transmissão de conteúdo com temas previamente definidos e que são trabalhados pelo facilitador com atividades, fundamentação teórica (textos, artigos, cases). O foco é no tema escolhido com uma estrutura pronta de começo meio e fim e não ocorre o aprofundamento dos valores.

No processo de coaching, o coach extrai o potencial do coachee, que define quais serão os indicadores/temas do trabalho desenvolvido e com o tempo novos temas podem surgir, o processo é flexível, o foco é no indivíduo e ocorre o aprofundamento dos valores pessoais e do propósito de vida.

 

 COACHING X CONSULTORIA

Em um programa de consultoria, o contexto é direcionado, isto é, o foco está nos pontos fracos, nas deficiências e problemas a serem resolvidos.

No coaching, o foco é nos pontos fortes e nas capacidades. O coaching tem uma metodologia estruturada para que o coachee encontre as próprias respostas, aprenda e pratique essa capacidade para fazer isso com propriedade, mesmo depois do término do processo de coaching.

 

 COACHING X MENTORIA

Esses dois métodos geram bastante confusão, mas, com a orientação certa, fica fácil diferenciá-los e escolher o que faz mais sentido em determinado momento da vida.

Em uma mentoria, o mentor tem uma especialização, está um passo à frente do mentorado, é considerado uma referência e um mestre que pode dar instruções, dicas e transmitir novos conhecimentos.

No coaching, o profissional pode ter um conhecimento específico ou conhecimento generalista, a relação é de igualdade e ocorre a construção de conhecimento.

 

 COACHING X TERAPIA

terapia é realizada por um psicólogo com conhecimento dos aspectos psíquicos, comportamentais e emocionais. É um tratamento, baseado em um diagnóstico que considera e trabalha as questões do passado, para que a pessoa possa melhorar o momento atual da sua vida.

coaching é um programa de desenvolvimento de competências, o coach não faz nenhum tipo de tratamento. O profissional coach pode ter ou não conhecimento na área da saúde e a ênfase é no futuro, a pessoa percebe com clareza, onde está hoje e define onde quer chegar. No coaching o passado não é relevante.

 

CONCLUSÃO

Todos esses programas têm seu espaço e grande valor, principalmente quando são realizados por profissionais preparados, qualificados e experientes em suas áreas de dedicação. Entretanto, o próprio mercado promove uma confusão das definições e alguns profissionais, menos sérios, também acabam usando terminologias incorretas para se apresentarem.

De toda forma, o importante é a clareza do que cada programa oferece e de que forma cada método ajuda você e sua empresa a alcançarem o que precisam e querem em cada momento.

Por acreditar no poder do coaching como metodologia de desenvolvimento, eu sou certificada no nível PCC – Professional Certified Coach pela ICF e aplico esse processo para ajudar pessoas físicas e empresas a alcançarem suas metas. Você pode saber mais aqui.